Desapega, Anfitrião! Como Alugar seu Imóvel sem Sofrer
Quer alugar seu imóvel com segurança e tranquilidade, mas se sente inseguro? Neste post vamos dar algumas dicas para você desapegar de uma forma saudável e se sentir mais confiante na hora de receber os seus hóspedes.
Ter apego a um imóvel é absolutamente normal, principalmente se ele foi conquistado com muito esforço ou se está na família há gerações. Deixar o emocional de lado não é fácil, mas com essas dicas você vai transformar essa insegurança e um rendimento que vai fazer você pensar “nossa, porque eu não fiz isso antes?”.
Tenha um objetivo claro
Lembre-se do motivo pelo qual motivo decidiu pelo aluguel por temporada. Seja gerar uma renda extra ou manter a rotatividade do imóvel.
Ter um objetivo bem definido ajuda a evitar distrações com as dificuldades e manter o foco nos benefícios.
Negócios
Pense no aluguel por temporada como um negócio e não como um aluguel. Deixar uma casa, ou apartamento inutilizado faz com que ele sofra danos por falta de manutenção constante. E por que não fazer disso um negócio rentável?
Guarde o que importante pra você
Se lidar com os check-ins pode te deixar inseguro, retire do imóvel todos os outros bens importantes para você como fotografias, estátuas e até móveis.
Criar um espaço neutro para os hóspedes te ajuda a se distanciar emocionalmente e ajuda os hóspedes a se sentirem mais a vontade, já que objetos muito pessoais podem gerar receio de danos.
Leia também: Pare de fazer essas coisas se quiser que o seu imóvel renda mais!
Decoração
Encare isso como um recomeço. Retirar seus pertences do apartamento pode ser uma chance de redecorar. Mudar a cara do imóvel pode ajudar a se desconectar emocionalmente dele e pode ser um fator que eleve os valor cobrado na sua diária, podendo assim, ser mais rentável.
Regras
Estabeleça regras básicas para a utilização do imóvel que inclua boas práticas, normas do condomínio e leis, como a do silêncio. Dessa forma você garante a boa utilização do espaço e evita maiores dores de dor de cabeça.
Converse com anfitriões
Conversar com pessoas que já alugam seus imóveis por temporada pode te ajudar a se tranquilizar quanto as estadias. Ver como as pessoas conseguiram desapegar emocionalmente e os benefícios que tiveram pode ser inspirador.
Lembre-se: o imóvel continua sendo seu
Alugar por temporada não significa se desfazer do imóvel, muito pelo contrário. Diferente o aluguel convencional, você tem mais flexibilidade para acompanhar de perto tudo o que acontece no espaço.
Você estará dando a oportunidade de outras pessoas aproveitarem o espaço e criarem boas memórias tanto quanto você o aproveitou!
Com essas dicas, você vai conseguir alugar seu imóvel com segurança e tranquilidade — e ainda ver os benefícios financeiros logo nos primeiros hóspedes.