Como alugar seu imóvel por temporada para grupos e evitar danos
Muitos anfitriões podem se sentir desconfortáveis na hora de alugar o seu imóvel, e a insegurança aumenta ainda mais dependendo da quantidade de hóspedes. Portanto, hoje vamos dar algumas dicas para você evitar dores de cabeça na hora de alugar o seu imóvel por temporada:
1. Estabeleça regras
Em primeiro lugar, crie regras que devem ser seguidas pelos hóspedes, como o comportamento no imóvel, horários de silêncio, uso de áreas externas, número máximo de pessoas, entre outros. Além disso, as regras devem ser claras e de fácil entendimento.
2. Respeite o espaço do imóvel
Talvez você acredite que, quanto maior o espaço, mais pessoas podem ser acomodadas, e consequentemente, maior o retorno financeiro. No entanto, essa pode não ser a realidade. Quanto mais pessoas no apartamento, maior a chance de sofrer danos.
Por exemplo, digamos que o seu apartamento tenha 2 quartos com camas de casal, ou seja, acomoda 4 pessoas confortavelmente. O ideal é respeitar essa capacidade e evitar adicionar mais leitos, como colchonetes, beliches e outros.
3. Evite convidados
Além disso, deixe explícito que não é permitida a entrada de não-hóspedes. Dessa forma, você evita que festas e reuniões sejam realizadas e impede que pessoas não pagantes frequentem o imóvel.
4. Veja a avaliação do hóspede
Verifique a reputação do hóspede se estiver usando plataformas como Airbnb, Booking, etc. Analise as avaliações anteriores para saber como ele se comportou com outros anfitriões.
Leia também: Pare de fazer essas coisas se quiser que o seu imóvel renda mais!
5. Inventário
Outro ponto importante é documentar o estado do apartamento e todos os itens nele. Tire fotos de móveis, aparelhos e utensílios antes e depois da estadia. Isso pode ser útil caso haja disputas sobre danos ou perdas.
6. Tenha seguro
Por fim, considere um seguro de aluguel por temporada para cobrir danos que possam ocorrer durante a estadia. Isso oferece mais proteção financeira caso algo aconteça que você não consiga resolver diretamente com o hóspede.
Com essas precauções, a probabilidade de ter uma experiência tranquila com o aluguel de temporada aumenta bastante. Em resumo, a chave é planejar bem, comunicar-se claramente e ter um bom processo de gerenciamento.
Gostou desse conteúdo? Então clique aqui e tenha acesso a mais dicas como essas!
