A Pequena África: um destino imperdível para mergulhar na história da cultura negra no Brasil
Na hora da escolha do destino das férias, a Cidade Maravilhosa está sempre entre as cidades mais procuradas por turistas que desejam conhecer o Brasil. Cristo Redentor, Praia de Copacabana e Arcos da Lapa estão entre os pontos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro. A cidade, no entanto, abriga ruas que guardam memórias históricas e um patrimônio cultural que vai além dos lugares amplamente divulgados: este é o caso da Pequena África.
Localizada na Zona Portuária do Rio de Janeiro, essa região, antigamente, era marcada por muita violência e injustiça. O Cais do Valongo, área pertencente ao que hoje chamamos de Pequena África, era ponto de desembarque e comércio ilegal dos escravos que chegavam à cidade. Africanos capturados que não sobreviviam às longas travessias do Atlântico eram enterrados na região, que, devido aos vestígios arqueológicos encontrados, comprovaram que o local era palco do mercado mais ativo de escravos na cidade.
Assim como o Cais, a Pequena África reúne outros lugares que marcaram o período da escravidão no Brasil, se tornando uma parada obrigátoria para quem deseja conhecer mais sobre a herança africana e a história da comunidade afro-brasileira no país.
Conheça um pouco mais sobre a Pequena África, e prepare-se para indicar a visita aos hóspedes que desejam mergulhar nessa história tão rica!
Assista agora!
https://globoplay.globo.com/v/13070421/?s=0s
Para acessar o vídeo, basta se cadastrar na GloboPlay. O conteúdo é gratuito para todos!